Burocracia Irritante e Québec

bebe nervoso Olá gente, e ai como vamos?! 🙂
Ansiedade e apreensão por saber novidades para 2015 estão a todo vapor no nosso sistema nervoso central!! Bom, vamos então ao titulo do post de hoje.

Burocracia

Olha, não tá fácil galera! para entenderem melhor um breve resumo do meu drama.

  1. Entrei na faculdade que dava para pagar, e assim parei no curso de Pedagogia;
  2. Não era meu sonho, mas hoje é o assunto que mais domino e tenho conhecimento na vida. E passei a gostar;
  3. A faculdade era de quinta, mas tive bons professores, passei muita raiva com relação a atendimento e incompetência administrativa, mas fui levando;
  4. A faculdade foi fechada, depois foi descredenciada pelo MEC;
  5. Fiz a minha transferência para uma outra faculdade que nos acolheu, assinando um termo de responsabilidade de entregar os documentos pertinentes a transferência assim que a outra falida faculdade entregar;
  6. A faculdade falida some do mapa sem entregar documento algum;
  7.  Entramos com um processo coletivo no MP, que não deu em nada, entramos contra o MEC, que lavaram as mãos.
  8. Agora estou a alguns meses pra me formar, e não tenho histórico escolar e nada que prove o que cursei a minha vida inteira.

Por fim, já emputecida com toda essa lenga lenga, fui atras de um tal Habeas Data, por indicação do Diretor acadêmico da minha atual faculdade. Procurei a Defensoria Publica do DF, e fui atendida porcamente. Imaginem:

– Uma sala com algumas poucas mesas para os defensores, localizada em uma estação do metrô, sem estrutura para os que ali buscam atendimento, assim você senta tipo onde der sabe?! ou fica em pé mesmo, bem no estilo Te Vira, com uma senhora com o aspecto visual que deixarei para a imaginação de vocês, como a recepcionista/secretaria do local em uma mesa estilo a de professor das escolas, e alguns cadernos que eram as agendas do local.

Ai vem Você (no caso eu) tentando explicar o caso e essa senhora, simplesmente pergunta teu nome, anota ele no tal caderno, sem dar ouvidos ao que você diz, sem olhar na sua cara e ainda por cima comendo Pipoca, e com essa mesma mão ( babada já que a mão ia quase inteira pra dentro da boca ficando lá por alguns segundos) anotando e mexendo nas tais agendas. Não foi fácil!

Enfim, fui chamada, a senhora que me atendeu, mal me deixou falar, me passou um papel dizendo os documentos que eu deveria procurar, e me agendaram para 31/10 (e quando isso aconteceu era julho). Gente pelo amor de Deus!!! olhem bem, me agendaram para o ultimo dia de outubro!! isso só para alguém olhar na minha cara e finalmente me ouvir. E quem sabe abrir o processo. Fiquei puta puta puta putaaaa! Querendo que esse Brasil exploda nessa merda, que se afunde!!!! aqui é assim, você é a vitima, você se fode! o outro que foi o FDP que te lascou fica ileso, na vida boa, você que corra atrás.

E assim, ainda estou na angustia sem saber se formo ou não formo, se pego diploma ou não e o que será da minha vida!

Tá bom de desabafo né?! vamos para o assunto mais leve, o Québec.


 Québec

Quebec-canadaBom, pensamos melhor, e vamos aplicar para duas opções de imigração, a Federal e a de Québec. Eu como tenho zero inglês fiquei com a responsabilidade de focar no Francês e tentar por Québec, e a Taty focar no IELTS e tentar pelo Federal. E assim lançaremos a Sorte! 🙂 O meu futuro diploma em pedagogia ( tenho fé que ele irá sair) pontua tanto para Quebec quanto para o Federal, a minha formação esse ano esteve em ambas as listas de profissionais em demanda. Já iniciei as aulas de francês e estou empolgadíssima!!! se pudesse pararia a minha vida para estudar a língua, mas como a vida não tá fácil pra ninguém, paciência né meu povo, vamos dando um jeito. Assim, ficamos sabendo das palestras oficiais, dadas pelo escritório de imigração do Quebec no México aqui no Brasil esse mês, corremos e fizemos as nossas inscrições já que tem limite de vagas. Como podem ver, já se esgotaram!!! acredito ser um bom lugar pra conhecer outras pessoas que estão sonhando com as terras geladas. 🙂 Nova Imagem   E recebi esse e-mail hoje: quebcPor hoje é isso queridos blogueiros nessa saga rumo ao Canadá, Torçam por mim!!! preciso do meu diploma, ou nada feito. Mais alguém vai a uma dessas palestras Brasil a fora??
Beijos e Boa sorte a todos nós!!!

Ass. Agnes Sá

3 comentários em “Burocracia Irritante e Québec

Adicione o seu

  1. Oi, Estamos acredito eu na mesma etapa que você, estudando francês e aos poucos indo atras dos documentos. vou acompanhando seu blog e torcendo que assim como nós vocês também consigam chegar no objetivo: Canada.
    Infelizmente não conseguirei comparecer à nenhuma palestra, pois a que é mais próxima de nós (Campinas) ocorre no meio da semana, e trabalharemos no dia, mas se vocês conseguirem colocar alguns dados importantes no blog, agradeceremos. infelizmente não conhecemos ninguém próximo que esta buscando esse sonho para trocarmos informações. Como sabe alem de demorado o processo exige muitos detalhes, inclusive a lista de documentos que devemos enviar, sei de alguns documentos que iremos precisar, mas não tenho a lista toda, vocês sabem?
    Estou pensando se faço ou não um blog para trocar experiencias e ansiedades sobre o processo,rs…

    1. Oi Bru!!

      Então, será amanhã a palestra e com certeza faremos uma postagem sobre o que rolou e as informações passadas, pode aguardar que traremos novidades sim.

      O blog é interessante porque no final ele nos aproxima e se torna um diário sobre os detalhes e os passos dados até chegar ao Canadá e após quem sabe, rs. Pensa com carinho 🙂

      Sobre a lista de documentos eu até sabia,lembro que ouvi a ultima palestra online que foi feita por Québec. Nela a palestrante explicou detalhadamente todos os passos, custos e documentos, até o CSQ e depois na etapa Federal. Não sei qual blog foi que tive acesso ao áudio, mas dá uma pesquisada ai no tio Google sobre a ultima palestra online dada pelo BIQ, eles explicam tudo nessas palestras e respondem a perguntas depois por um tempo.

      Boa sorte para vocês!! e vamos correr atrás que uma hora o sonho torna real.

      Beijos.

  2. Olá Agnes. Parabéns pelo blog. Estou no início do meu projeto de imigração e ler suas postagens solucionou muitas dúvidas. Também sou de Brasília e gostaria de saber onde está fazendo as aulas de francês. Estou à procura de indicações. Obrigada

Deixe um comentário

Acima ↑

