Imigrar pela província francesa – QUÉBEC

Bandeira do Quebec

Oi gente! demoramos mas voltamos. Hoje vou falar um pouco dos caminhos que estamos percorrendo rumo as terras geladas! 🙂

2015 inciou com tudo, o Express Entry já foi aberto e desejamos sorte a todos que estão correndo atrás dele. Québec não faz parte do EE, a província continua a escolher seus trabalhadores qualificados/imigrantes. E no final do ano passado decidimos por bem irmos pelo processo de Québec, e assim fazemos parte do “Bonde do Québec” hehe.

O processo por Québec é dividido em duas etapas, ‘Avant’ e ‘Aprés’ do CSQCertificado de Seleção do Québec. 

Mas afinal, como funciona o processo por Québec?? Vamos lá então.

OBS:  Antes de iniciar vale ressaltar que a avaliação da nossa demanda/ aplicação/ dossiê para o CSQ é feito por meio de PontuaçãoA média exigida para ser aprovado é 49 pontos para Solteiros e 57 pontos para casais, quem estiver nessa média será convocado a uma entrevista com um Representante Oficial que decidirá te dar ou não o CSQ. Os que estiverem acima de 55 (solteiros) pontos ou 63 (casais) pontos receberá o CSQ em casa.  🙂

Agora sim vamos ao que interessa!

1) Você primeiro terá que ser um Trabalhador Qualificado, ou seja, formado e com a profissão em demanda na província. Para saber se a sua profissão está na lista basta clicar e procurar na coluna Esquerda – Partie I Diplômes étrangers. Aliás essa lista foi atualizada Ontem 26/01/2015 deixando todos apreensivos.

Lista de Profissões 2015
 http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

Após confirmar que a sua formação está na lista e pontua 16,12 ou 6 pontos você já poderá seguir os próximos passos.

2) Você terá que comprovar Experiência profissional. Para comprovar eles solicitam cartas de referências dos últimos 5 anos e dentro desses ao menos 1 ano deverá ser de experiência dentro da sua área de formação.

Características da Carta:

  • O período exato em que você trabalhou na empresa;
  • O numero de horas trabalhadas por semana;
  • Os cargos que você ocupou e o período de cada;
  • As principais funções e responsabilidades de cada posição;
  • A assinatura de seu supervisor imediato ou da equipe;
  • Nome da empresa, seu nome;
  • A data da assinatura.

3) E você terá que comprovar a sua proficiência na língua francesa, com o teste TCF-Q que é um teste feito especialmente para esse processo de imigração. A nota mínima exigida para aplicar para a imigração é B2. As habilidades que mais pontuam nesse teste para o processo são: Compreensão Oral e Expressão Oral, que podem ser realizadas separadamente das outras habilidades.

Características do TCF-Quebec:

  • O teste avalia as 4 habilidades – Compreensão e Expressão Escrita & Compreensão e Expressão Oral.
  • A compreensão Oral: São 30 perguntas em áudio, com respostas de múltipla escolha. O teste tem duração de 30 min, ou seja 1 min para cada questão.
  • Expressão Oral: É uma entrevista composta por 3 perguntas, esse teste tem duração de 15 min.

 * O Francês é Obrigatório por essa modalidade. Os que tiverem além do francês, o Inglês, podem realizar o teste do IELTS que somará mais pontos no processo.

Quais critérios pontuam para o CSQ?

  • Formação (bacharel, tecnólogo, técnico, licenciatura, mestrado, doutorado…);
  • Formação na Lista de demanda;
  • Experiência;
  • Idade;
  • Conhecimentos linguísticos (Francês e Inglês);
  • Estadia no Québec acima de 2 semanas; 
  • Família / parentes morando no Québec;
  • Oferta de Emprego no Québec;
  • Filhos;
  • Declaração de Autonomia Financeira.

Quer somar seus pontos para ter uma ideia?? Aqui está a tabela de pontos simplificada:
 – http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

Detalhes do Dossiê

  • Ele é composto por todos os seus documentos que vão atestar cada requisito solicitado. (Históricos escolares, certidões de nascimento e casamento…) 
  • Todos deverão ser traduzidos para o Francês ou Inglês por um Tradutor Juramentado.
  • E junto você deverá enviar todos os Formulários devidamente preenchidos.
  • Esse dossiê deverá ser encaminhado para o Escritório de Imigração de Québec em México.
  • Você terá que pagar uma TAXA para avaliarem seu dossiê no valor de: 765 $ CAD para o Requerente Principal e 164 $ CAD para o Cônjuge e para cada filho se tiver.

Observações Importantes

 – Gente, esses processos de imigração vivem atualizando suas exigências e formulários então, tudo isso aqui pode não valer para o ano que vem e etc. Sugiro que sempre busquem as informações Oficiais no site do Governo.

 – O Processo de Québec será aberto no dia 1 de Abril 2015 onde serão anunciadas quantas aplicações eles vão receber esse ano e os requisitos. Ano passado eles abriram em Abril apenas 6.500 e essa quantia foi esgotada em Julho só pra vocês terem uma ideia da loucura. hahahahahaha 🙂

– Os testes de TCF-Q em Brasília serão aplicadas nos seguintes meses: JANFEVMAR – ABR – MAI – JUL e AGO na Aliança Francesa, lembrando que as inscrições acontecem um mês antes do teste.

O link do site oficial do Québec é esse:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/regles-procedures.html

Vou parar por aqui, em breve trarei mais informações sobre Québec e a Etapa Federal. Aguardem!!! E aos que já enviaram o Dossiê minha sincera torcida para que tudo dê muito muito muito certo.

Á bientôt.
Agnes.

38 comentários em “Imigrar pela província francesa – QUÉBEC

Adicione o seu

  1. Olá Agnes!

    Primeiro, parabéns pelo blog! Seus post são super detalhados e explicativos 🙂
    Eu e eu marido também estamos nos preparando para o TCF-Q aqui em Brasília. Caso queiram compartilhar as dúvidas, pesquisas etc.

    á tantôt,
    Isabela

    1. Oi Isabela!!!!! fiquei muito feliz com seu comentário, espero que os post’s ajudem a descomplicar um pouco, esse inicio de busca de informações que é tão turvo. 🙂

      Então, pretendem fazer a prova que mês? eu farei em Maio/18, vou arriscar a sorte, estudar bastante e fazer o possível!!!! espero ver o B2 hehe. Estou no francês a pouco tempo, a 3 meses pra ser mais exata.

      Pois bem, como a Tati disse dia 28/2 iremos encontrar a galera de BSB que estão no processo, que vão aplicar e quem já esta com data marcada para imigrar!!! nos encontraremos no Crepe au Chocolat.

      Vamos trocar informações com certeza!! podem contar comigo. Bjs

      Agnes.

  2. A união com certeza faz a força! rsrsrsrs
    No dia 28/02 estaremos em Montreal, justamente fazendo um curso intensivo de francês Voltamos no meio de março e queremos fazer a prova de Abril!

    Vamos nos falando! 🙂

    Abraços
    Isabela

  3. Olá,

    Estou lendo o GPI e, considerando a nova lista e critérios atuais, tenho pontos suficientes (64 pontos) para receber o CSQ em casa. Você pode me ajudar com as dúvidas abaixo?

    1) Não vou apresentar teste de francês e, até onde vi, não é obrigatório. Confere?

    2) Tenho que ter uma avaliação comparativa de diploma emitida por órgão canadense?

    3) Já fiz as traduções juramentadas de todos os docs em inglês, visto que, enviaria para o federal. Existe algum porém nisto, muito embora eles falem que pode ser em inglês ou francês?

    Sou graduado em ciências da computação com mestrado e minha esposa é fisioterapeuta com mestrado também. Temos menos de 35 anos e mais de 10 anos de experiência.

    Abs e muito obrigado!

    1. Oi Fabrício, vamos lá as respostas:

      1) Se vc atingiu os 64 pontos sem os testes, então vc realmente não é obrigado a enviar os testes de francês e inglês.

      2) Essa duvida eu também já tive, mas pelo que busquei no site oficial e fóruns de discussão, não precisamos enviar!! o ECA serviria apenas para o processo FSW. O Québec te aceita – você vai – e lLá vc se vira nos trinta para validar o diploma.

      3) Eles aceitam traduções tanto em inglês quanto em francês sem problemas, afinal são os dois idiomas oficiais do pays!

      Bonne Chance para vocês!!!! em Abril teremos a certeza se vão mudar algo ou não no processo de Québec.
      Bjs, Agnes.

  4. Boa Noite!
    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo, mas tenho algumas duvidas:

    1- Devemos enviar também o diploma do 2 grau se for nível técnico, ajudaria? Ou apenas o diploma da universidade já está de bom tamanho?

    2- Outra dúvida sou formada em sistemas de informação, vejo que nas profissões que pontuam apenas seria para ciência da informação ou o nomes não devo levar em consideração, apenas ser na área de informatica já esta valendo pontuar?

    1. Boa Noite!

      Sou eu a Cristiane de novo, rs , tenho mais uma duvida:

      No caso, da xerox da certidão de casamento eu que tenho que reconhecer no cartório como cópia autenticada e no caso do diploma?Tenho que levar na universidade para que eles carimbem a copia do diploma, dizendo que é o original? Obrigada.

      Att,
      Cristiane

      1. Oi Cristine, bonjour!

        Então, isso mesmo vc leva na faculdade e pede o carimbo ” copia conforme original” e então manda pra tradução já com esse carimbo.

        O diploma técnico, eu mandaria, melhor pecar por mais que por menos 🙂

        Com relação ao nome da sua formação, só o oficial de imigração pra julgar se aceita ou não, mas acredito que sendo da área já basta, mas é um pouco de sorte também.

        Bonne Chance, bjs.

  5. Boa Noite!

    Sou eu a Cristiane de novo, rs , tenho mais uma duvida:

    No caso, da xerox da certidão de casamento eu que tenho que reconhecer no cartório como cópia autenticada e no caso do diploma?Tenho que levar na universidade para que eles carimbem a copia do diploma, dizendo que é o original? Obrigada.

    Att,
    Cristiane

  6. Olá Agnes! Sou eu aqui novamente com dúvidas/anseios para compartilhar. rsrsrsrs

    Como podemos obter equivalência dos diplomas para se inserir na categoria “Diplômes du Québec 1 – Diplômes du Québec ou équivalents”. No processo federal tem algumas empresas que fazem esse serviço, e já fizemos. Para Quebéc andei lendo que é o próprio MIIC que faz, depois que a pessoa já está morando lá. Sabe como fazemos isso antes do CSQ, justamente para conseguir mais pontos?

    Obrigada pela ajuda!

    ps: fizemos o TCF-Q em Abril e vamos pegar os resultados!

    1. Oi Isabela, então para o processo do Quebec ao que me lembro eles não pedem equivalência, apenas quando vc chegar lá é que irá correr com esses detalhes. O processo por Quebec é bem simplificado, ao enviar sua demanda é o próprio oficial que irá ver se seu diploma é aceito ou não.

      Boa sorte com a nota do TCF-Q.

      OBS.: vc viu que o processo de Quebec está sendo reformulado e que ainda está fechado para o recebimento de novas demandas???

      Bjs

  7. Olá, sobre esta imigração do Québec só não consegui esclarecer uma dúvida.. Sou formado em. Administração.. Meu diploma vale lá.. Mas eu preciso fazer na. Avaliação de equivalência? Ou isto. Eh obrigatório apenas pro express?

      1. Obrigado.. Pois estou já com tudo pronto b2 na mão e aguardando a abertura de 2015.. Seria muito ruim ter que enviar para esta equivalência agora.. E o site do Québec as vezes é bem confuso sobre estas exigências

  8. Tatiana,

    Em algum momento do processo deve ser apresentado certificado de conclusão de curso de Francês, ou simplesmente não importa como você estudou o idioma para fins burocráticos, o que vale é somente o resultado do TCF-Q para atingir o CSQ?

    1. Oi Luis.
      Isso mesmo!

      Antigamente era preciso apresentar declaração de X horas de estudo em Francês. Agora, você só deve apresentar a nota do seu teste de proficiência, no caso TCF-Q.

      1. Legal, obrigado em responder.

        Na tabela de pontuação tem dentre os critérios um chamado ADAPTABILITÉ, o que seria exatamente? eu estipulo o nível (0 à 6) sobre qual critério?

      2. Luís e demais colegas,

        O critério mudou ontem e adaptabilidade está fora da lista. Menos subjetividade e mais oportunidade. Ótima notícia!! Abs.

  9. Olá, poderia informar como é feito a declaração de autonomia financeira ? basta preencher o formulário e pronto ou tem que anexar algum comprovante de renda, em caso afirmativo um extrato de conta é suficiente ? obrigado ! somos de bsb

    1. Preencher apenas o formulário. Quando você chega no Canadá, em definitivo, aí você terá que provar que tem a grana disponível imediatamente (normalmente em cash ou em uma conta no Brasil ou Canadá).

  10. Salut Agnes!

    Muito bom seu post!!! Esclarecedor! Mas ainda tenho algumas dúvidas… Estou começando minhas pesquisas agora e pretendo em no máximo 3 anos ir para Montreal…

    Meus esposo é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas… Na lista de cursos não tem com esse nome especificamente. Como faço pra saber se o Diploma é validado no Québec e como qual curso ele será reconhecido? E outra dúvida é: qual é o valor que preciso ter em conta e quanto (+/-) gastarei de início lá…? Obrigada pela atenção! Moro em Brasília! Quando tiver outro encontro me avise por favor! jubarbosa.ti@gmail.com

    Abraços!

    1. Oi Juliana, bonjour.

      Então, a área de TI é muito vasta e de alta demanda, acredito que o exigido é ter um diploma na área, independente do nome, e ter experiência na área. Chegando lá pelo que leio nos outros blogs, é que, o mercado de trabalho pra TI o que vai mais pesar é realmente “saber fazer” ter experiência, ser bem técnico mesmo e ter as referencias. O diploma é só um detalhe.

      Quanto a $, para aplicar ao processo o que pedem é apenas um formulário preenchido e assinado, que diz que vcs são responsáveis pelo próprio sustento na chegada a Quebec.

      Agora, ao chegar lá, quanto mais melhor!!! sem duvidas. Pelas minhas observações a vida lá com a daqui em BSB é 1×1, não tem diferença nesse gasto. Então se por exemplo hoje eu gasto 1200 de aluguel aqui em BSB lá eu gastarei esse valor só que em CAD. Assim você soma + cartão pass para usar o transporte publico + alimentação por mês. Isso para o básico, no inicio é logico que se gasta mais, afinal temos que comprar roupas de inverno, comprar moveis para o apto e etc.

      Assim que fizermos outro encontro eu aviso sim, pode deixar !
      Sejam bem vindos ao grupo dos futuros imigrantes.

      Bonne Chance.
      Agnes.

      1. Ameeeeiiiii! Que bom então… No caso dele, o francês fluente é realmente necessário? Ele tem conhecimento avançado em inglês… Ontem fiz por alto o questionário da pontuação e deu 49… Mas ainda quero me aprofundar mais no francês, pois só tenho o básico… Muito obrigada pela atenção!!!

  11. Bonjour mon amis,

    Sou Rodrigo, estou fazendo francês, me esforçando bastante..fiquei um mês em Québec agora em Setembro, curso intensivo, foi muito bom para aperfeiçoar a lingua.

    Agnes,

    Estou com algumas dúvidas. Se puder me ajudar, te agradeceria muito:

    – Estou pensando em fazer a prova de proficiencia do TCF-Q agora em dezembro e começar a reunir a documentação. Você por acaso, tem aí facil a listagem de documentos em português que são exigidos para entrada no CSQ?

    – Conhecem algum tradutor juramentado aqui em SP?

    – Sou formado em Administração de Empresas mas sempre trabalhei em TI – Experiencia de 14 anos. Você acha que pode dar merda isto?

    Obrigado! Merci a tous!

    Rodrigo.

    1. Salut bonjour Rodrigo,

      Não tenho a lista, até pq o processo sera online agora e não temos ideia de como irá funcionar e o que irá mudar! mas o básico vc já pode adiantar, como a tradução das copias certificadas dos documentos mais básicos. como Certidões, diplomas, históricos, carta de referencia dos trabalhos….

      Não conheço tradutores em sampa.

      Hummmm, ai não sei, o processo é para trabalhadores qualificados, eu entendo como qualificado alguém formado em X área que trabalha na mesma X área. Mas a área de TI é muito peculiar e eu não tenho ideia! só arriscando mesmo pra saber!

  12. Muito bom e esclarecedor o post, parabéns. Minha principal dúvida é quanto ao fator idade. Meu marido é 7 anos mais novo do que eu, hehehe, que já estou com 41 e como acredito que seja um requisito bem importante; entendo ser mais prudente que ele se aplique para o processo; correto? Muitíssimo obrigada e muito boa sorte! Abração

  13. Olá! Uma dúvida, quanto a essa comprovação financeira que precisamos mostrar apenas na chegada ao Canadá, existe alguma tabela de valores por integrante da família? como o Express Entry que define a quantidade em dólares canadenses que devemos possuir por número de pessoas. Não estou encontrando essa informação. Desde já, obrigada!!

Deixe um comentário

Acima ↑

