Mudanças no processo de Québec 2015

Salut, Bonjour mes amis!!!! comment allez vous??

Então gente, novidades anunciadas! claro que todos nós tivemos um belo banho de água fria no inicio do ano com a espera da abertura do processo, fato que não ocorreu ainda, está previsto para Outubro/2015 e tem uma galera na expectativa.

Quem está com tudo em mãos só a espera, Bonne chance! Finalmente a mudança do escritório se concretizou, agora não mais no México e sim na Linda Montreal. As especulações em torno dessa mudança, depois do lançamento do EE, são que provavelmente o novo método de seleção para o CSQ será todo informatizado (os casos de dossiês no limbo parece chegar ao fim hehe) e com uma plataforma parecida com a do Express Entry. Então teremos mais novidades pela frente, que venha Outubro! hehehe.

Bom, a mudança mais expressiva até o momento, foi na tabela de pontos. O quesito Adaptabilidade foi retirado, ele somava 7 pontos aos que ainda não chegavam a pontuação média (63 casal) para ter o CSQ. Antes tínhamos uma entrevista com um oficial da imigração, que iria avaliar nosso francês e nosso projeto de imigração, e ele poderia nos conceder até 7 pontos. Para sermos selecionados a participar dessa entrevista, teríamos que ter 57 pontos (casal).

Mas por que afinal retiraram esse quesito Agnes? bom pelo que li e entendi foi por conta da subjetividade, que acabaria abrindo o leque para os candidatos a imigração entrarem com recursos junto ao BIQ. Esse quesito seria muito difícil mensurar, seria algo muito pessoal que poderia variar de oficial para oficial. Então ele foi extinto. Me parece que, quem recebeu a carta de seleção para a entrevista esse ano, poderá ser dispensado dela e consequentemente irá receber o CSQ no conforto de casa via Correios. Mas ainda não vi uma informação certa disso, pelo que entendi eles ainda estão decidindo sobre.

As entrevistas ainda continuarão a existir, porém apenas com o propósito de checar a veracidade de alguns documentos que possam levantar suspeitas. ( li em algum lugar que isso é corriqueiro para os indianos…)

Resumindo: A média de pontos para ser selecionado por Quebec passou de 63 para 57 pontos (casal) \o/ mas calma, não vamos nos animar tanto, porque se a coisa andar como o Express Entry, passa o que tiver a maior nota! mas… tenhamos fé!

Agora é com vocês, bons cálculos e divirtam-se com a nova tabela! 

grille 2015

Grille-synthese

Apareço de novo para responder algumas duvidas e para postar mais novidades e fofocas desse mundo de imigração e especulação!  🙂

PS.: Tati já foi e já voltou do Canadá, está apaixonada e mais convicta de que lá é o nosso lugar! Ela fez um vlog do intercambio, foram 30 videos postados. Se quiserem é só clicar aqui no Canal da Tati e segui-la 🙂

À bientôt.

Agnes.

Anúncios

13 comentários em “Mudanças no processo de Québec 2015

Adicione o seu

  1. Oi Agnes, muito bom saber mais informações sobre a imigração por Quebec. Uma curiosidade: pq vcs escolheram fazer a imigração por Quebec e não o federal do express entry??
    Tb to pensando em imigrar mas como não tenho francês e o inglês já faz parte da minha vida há um tempo tô pensando no express entre mesmo.
    Ah, assisti todos os vlogs da Tati e tô indo mês que vem pra Toronto fazer curso tb.
    Abraços e boa sorte!!

    1. Oi Damille, então ainda não escolhemos uma forma em definitivo, tudo depende dos nossos testes oficiais dos idiomas, faremos agora no fim do ano. Mas iremos aplicar sim p/ Express Entry e quem sabe também para o Quebec. Estávamos aguardando na verdade a abertura de uma modalidade do provincial de Manitoba mas até agora nada, nem cheiro de fumaça.
      No final das contas temos planos A,B,C,D,E…. hehehehe

      Boa sorte, e bom curso em Toronto!

  2. Esse dolar q nao para de subir e esse processo q nao reabre… Dia 23/9 e nada ainda de anunciar a reaberura do processo, e o dolar batendo reorde atras de recorde.

    Ainda nao entendi mto bem como va funcionar esse sistema online… pq ainda teremos q enviar uma documentação fisica pelos correios e ta dizendo q vamos poder acompanhar online… talvez após a sua inscrição online o sistema gere um numero q vc anexa ao seu dossié q será enviado pelos correios e assim é possivel fazer esse link e acompanhar via web.

  3. Oi! Como estão as coisas? Também decidi por imigrar para o Canadá e pesquisei/tenho pesquisado bastante, numa dessas encontrei seu blog! Como estão as preparações? Podemos manter contato para troca de dúvidas se quiser! Abraço, Marcos

    1. Oi Marcos, acabei de ver que vcs são de Salvador e ja li seu blog tbm.
      Estaremos indo à Salvador em breve dar uma passeadinha rápida para conhecer em outubro ou novembro.

      Como foi no seu IELTS sábado?
      Eu não consegui vaga… terei que fazer apenas em Janeiro/Fevereiro. 😦

      Abraço!
      Tatiana

      1. Acho que fui bem, pela minha pontuação preciso apenas de 2 pontos dos 6 possíveis e considerando que para ganhar 4 pontos (1 em cada habilidade) é necessário uma nota entre 4 e 5 acredito que não terei problema.

        Quanto a vaga, aqui em Salvador as duas turmas (outubro e novembro) também já estavam cheias. Só tinha vaga em Natal e em SP. SP ainda tem vaga na cultura inglesa para esse ano!

      2. Então Marcos, não tem mais vaga não. Ta tudo “Full” já.
        Vou deixar mesmo para Janeiro.

        Estamos indo à Salvador no fim de outubro, ficaremos 4 dias na cidade.
        Se quiserem nos encontrar para papear me fala.

        Abraço e boa sorte!!!
        Tati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: