1º emprego, salário, entrevistas, currículo, cover letter, aplicação e etc.

Olá pessoal, aqui está um dos assuntos mais pedidos através do Instagram e Facebook.

Vamos começar enfatizando que eu sou profissional da área de RH no Brasil, mas estou um pouco cansada da vida de escritório (burocracia e falta de qualidade de vida) e resolvi gozar um tempo sabático para explorar outras áreas e desopilar um bocado.
Muita gente não sabe, mas se eu fosse ser a Student no Canadá o curso para o qual aplicaria seria o de Culinary Arts na George Brown ou na Centennial. Eu também sou apaixonada por cafés e fiz um curso de Barista iniciante no Brasil, já imaginando entrar nesta área.
Graças a Deus Agnes foi aceita pelo College e a Imigração, e eu vim com o WP. 😂

Sabendo disso, eu comecei a pesquisar por vagas nestas duas áreas, desde o Brasil. Percebendo o que eles queriam e o que exigiam para a vaga para que eu pudesse saber como aplicar e vocabulário para uma entrevista. Um dos lugares que mantive em mente para buscar um job foi o Aroma Espresso Bar que é uma franquia com mais de 40 lojas em Toronto, voltado para cafés premium e lanches saudáveis.

Deixei meu LinkedIn voltado para a área de RH e montei um CV no Indeed voltado para a área de cozinha e cafeteria.

Um dia antes de embarcar para Toronto eu vi uma vaga de Line Cook/Prep Cook para o Aroma do Eaton Centre e apliquei. Chegamos aqui numa segunda-feira e na terça eu recebi um email me chamando para uma entrevista na quinta-feira as 13h.

Fui com um medo do caralho porque o ingles era uma bosta e a experiência nunca existiu, né?!

ab27347d-0705-4208-92ad-fc630a38a79c

A entrevista durou 5 minutos, na mesa da

praça de alimentação mesmo com 2 gerentes. Basicamente me perguntaram porque eu queria a vaga e quais eram meus Skills (competências) para a posição.

Ela disse que me daria uma resposta em 2 dias, mas eu nunca recebi um feedback.

Continuei buscando e na semana seguinte apliquei para 2 vagas de Line Cook que abriram no Indeed (no Olly Fresco’s e em outro Aroma). Todos me responderam rapidamente, me chamando para uma entrevista na mesma quinta-feira de manhã. Lá fomos nós com cú na mão.

As 10:00 eu estava no Aroma. Entrei e ao caixa eu disse que tinha uma entrevista com a Sra. X, ele me pediu pra sentar e aguardar. Em cinco minutos a senhora apareceu me chamando para outra mesa que havia um senhor. Muito simpáticos, viram minha cover letter rapidamente e leram meu currículo perguntando pontos da experiência que estavam ali. Também perguntaram porque eu queria trabalhar na cozinha e ficaram felizes por eu ter o curso de barismo. Agradeceram e disseram que iam entrar em contato em breve pois era para uma loja nova que estava sendo montada ainda.
Saí de lá bem confiante, voltamos pro metrô e cheguei na outra entrevista as 11 e pouco.

Procurei pelo gerente Sr. Y e ele estava almoçando mas mesmo assim quis me atender. Fiz a entrevista com ele e outra moça na mesa enquanto eles almoçavam. Ali, percebi que ele havia me chamado pra conversar mas nem tinha lido meu CV online no Indeed. Ele queria alguem com experiencia e infelizmente eu disse que não tinha mas que queria muito aprender e estava disposta ao trabalho pesado. Ele disse que ia procurar outra vaga para mim e qualquer coisa me ligava. Deixei meu curriculo e uma cover letter com eles e saí arrasada! Meu inglês tinha travado pra caralho e fiquei toda bad.

Saímos do predio e quando chegamos na esquina meu celular tocou. Era a moça do Olly perguntando se eu podia voltar para conversar mais um pouco. Eu disse que estava indo lá no mesmo momento porque estava perto. Voltei correndo!!!

Eles lerem minha cover letter!! Chamaram outro gerente e me perguntaram “Você está disposta a fazer um treinamento de três ou quatro dias? Nós lhe pagamos o minimo da lei para quem esta em treinamento ($12) e vamos ver se você pega. Pode vir amanhã as 6:30am com roupa preta?” Eu topei na hora!!!!

Saí toda doida e feliz. Fomos ao Eaton Centre comprar uma calça preta nova e baixar a adrenalina.
No outro dia lá estava eu as 6:24am com muito medo daquilo tudo. Conheci a chef que ia me treinar e comecei a ajuda-la em tudo. Quando deram meu break as 10:00 eu estava moídaaaaaa e quase desistindo porque o vocabulário é totalmente novo para mim e percebi que as pessoas não estavam muito afim de ajudar e me ensinar(local cheio de cozinheiros com um ambiente mto competitivo). Liguei pra Agnes arrasada. 30 minutos passaram voando e não consegui almoçar, pois só queria ficar sentanda descansando os pés.
Voltei pra guerra!!!
Um libanês se aproximou muito sorridente e gentil e disse “Fica aqui comigo no Shawarma que vou te ensinar tudo e vc pegará facilmente” – gostei do cara e colei nele e em outro libanês que era o ajudante dele. A hora do almoço começou e as coisas ficaram cada vez mais busy, peguei a montagem do Shawarma e comecei a atender aos clientes que queriam esse prato. Fluiu!

As 15h o gerente veio e disse que eu já podia ir embora, que me via na segunda-feira e me deu uma ficha de funcionário para preencher.
Eles tinham gostado de mim e eu podia voltar. Saí muito feliz e ao mesmo tempo só a capa do Batman!

No domingo recebi um e-mail “Welcome to Aroma” e meu coração extremeceu.
Não sabia se ficava com o que meu coração queria ou se decidia por aquele que me deu a primeira oportunidade. Falei com um amigo brasileiro daqui e ele disse que eu poderia sair do shift-training porque eu não havia uma proposta de emprego e não ia pegar mal.
Foi o que fiz! Escolhi pelo coração e estava imensamente feliz. job-interview-advice.jpg
Mandei email e SMS pro Olly Fresco’s explicando tudinho e agradeci a oportunidade, perguntei do pagamento daquele dia ($96) e nunca me responderam de volta!!!!

Na terça-feira seguinte foi dia de começar no Aroma, com uniforme, crachá, e um schedule para treinamento pago pelas proximas 4 semanas para poder entrar na nova loja em Setembro, completamente treinada.
Meu lado de RH amou isso!!! Organização, estratégia e treinamento de funcionário. ❤

Resume and Cover letter

Vou disponibilizar aqui um modelo de currículo e carta de apresentação para quem precisar.

Cover Letter – MEU MODELO

RESUME – MODELO

Dicas importantíssimas:

  1. Faça um currículo limpo e obejtivo;
  2. Jamais esqueça da carta de apresentação, é ela que vai vender o seu peixe (escreva focado na vaga e na empresa, seja sincero e sem clichês);
  3. Se você vai aplicar para vagas de Designers o seu currículo deve ter experiências relacionadas à Design, não adianta listar o teu primeiro emprego de vendedor ou de entregador de pizzas;
  4. Mas se vc quer entrar num ramo novo, como eu fiz, evidencia suas habilidades de outras experiências que ajudarão neste posto. No meu, omiti a maior parte das coisas que sei fazer e omiti minha graduação tbm, usei o fato de cozinhar há anos em casa, experiência com cliente porque no RH atendia pessoas e busquei uma velha experiência como caixa e atendimento que tive novinha numa papelaria. Se eu apresentasse meu currículo de RH para vaga na cozinha seria classificada como OVERQUALIFIED, entendem? (ou pior, não me contratariam por medo de treinar e perder em breve alguém que conseguiu algo melhor na área que já atuava);
  5. Eles gostam de pessoas que vão atrás da oportunidade, então seja esperto e coloque o currículo debaixo do braço e vai entregar pessoalmente;
  6. Por mais que muitas vagas nós apliquemos online, se você estiver muito interessado na vaga mesmo, pegue o endereço e deixe uma cover letter na recepção da empresa endereçada ao recruiter ou manda um inbox pelo Linkedin (você tem que aparecer);
  7. Para as entrevistas: seja confiante, fale firme, olhe nos olhes e aperte a mão como quem está fechando um grande negócio;
  8. Para quem é da área de atendimento ao cliente em comércio, ser brasileiro é um PLUS (limpeza e organização em primeiro lugar);
  9. Para quem é de T.I.: amigos dizem que brasileiro é famoso por não ser preguiçoso;
  10. Tem muito mais vagas FULL TIME do que PART TIME em aberto;
  11. Mantenha seu curriculo online sempre atualizado: LinkedIn, Indeed, Monster, etc.
  12. Você pode fazer impressões na Shoppers, na Staples ou no Metro(mercado);
  13. Não adianta aplicar para todas as vagas que abrem, 50x por dia. O que dá credibilidade para o recrutador é perceber que foi personalizado a aplicação. Tempo é dinheiro! E aqui eles respeitam o tempo do outro;
  14. A maioria das empresas pagam quinzenalmente aqui.

Qual o salário médio da minha profissão?

Use este site para saber: https://www.payscale.com/research/CA/Country=Canada/Salary

Quanto de imposto é descontado do salário?

Clique aqui pra ver.

obs.: eu deduzo sempre 20% do valor do meu dia para saber, aproximadamente, quanto vou receber.

Agnes foi em todas as entrevistas comigo e ficou aguardando eu sair para me dar força, abraço e também pra abrir a cerveja da comemoração. Obrigada meu amor!

Espero que esse post tenha sido bem util para quem chegou e quem tá vindo aqui pro canadá.
Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: